05/02/2016

Como Inserir Numeração de Páginas em Documentos

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Sempre quando precisamos elaborar algum tipo de documento, seja empresarial, profissional ou outros, devemos efetuar o desenvolvimento do mesmo em um padrão essencial para que este fique legível e traga um certo prazer e bom entendimento ao leitor. Basicamente, o que encontramos nos documentos e precisamos fazer para manter este padrão seria a Capa, Contracapa, Sumário, Introdução, Desenvolvimento e Conclusão. Para documentos mais complexos, obviamente, há muitos outros itens não citados nesta lista, mas que não convém neste momento, uma vez que nosso foco neste artigo é a inserção do número de páginas em documentos.

Uma das exigências sempre cobradas e muitas vezes nos complicamos para atender, é a inserção da paginação, tendo como critério, somente a partir da introdução do documento. Geralmente conseguimos inserir a paginação para todas as páginas, porém a partir de determinada página, parece que é um processo bem mais complicado.

Como então fazemos esta inserção de páginas utilizando o software Microsoft Office Word?

Bem, o processo não é tão complexo assim quanto parece, basta seguir o passo a passo abaixo que conseguirá com toda certeza padronizar a paginação em seu documento.

Primeiramente, vá ao final de seu Sumário e posicione seu cursor em algumas linhas após o final do mesmo, como demonstrado na imagem abaixo:



Após, clique em "LAYOUT DA PÁGINA" e clique em "Quebras", selecionando no menu "Quebras de Seção" o item "Próxima Página":



Observe que o item "Introdução" momentaneamente vai para baixo na página, como se tivesse pressionado várias vezes a tecla “Enter”. Para que ela volte a posição original, pressione a tecla “Delete” algumas vezes no início da página que a “Introdução” pertence, até ela ficar em sua posição correta, devendo ficar parecido com o exemplo demonstrado na imagem abaixo:



Com a quebra de seção regularizada, falta apenas a inserção da numeração de páginas. Pode-se fazer esta inserção no cabeçalho ou no rodapé da página, de acordo com a sua preferência ou exigência que deva atender. O procedimento é o mesmo que inserir uma numeração de páginas simples para todas as páginas do documento, sendo que você pode selecionar a partir de qual página que a contagem iniciará. Utilizarei como exemplo, a inserção de páginas no cabeçalho, porém, lembrando que o processo é o mesmo para o rodapé.

Clique na aba "INSERIR". Após, clique em "Cabeçalho", selecionando o item "Em Branco".



Em seguida, apague o texto que exibiu em seu cabeçalho: "[Digite aqui]"



Feito isso, clique em "Numeração de Página", pouse o mouse sobre a opção "Início da Página" e clique no item "Número sem Formatação 3".



Você pode observar que a numeração foi inserida em todas as páginas, mas como nosso foco é apenas inserir nas páginas após o sumário, você deve posicionar o mouse sobre o cabeçalho da página da Introdução, observando que a mesma estará na seção 2, vinculada ao cabeçalho anterior, conforme ilustra a imagem abaixo:



Agora, desmarque a opção "Vincular ao Anterior". Observe que a opção aparecerá sem seleção:



E para finalizar, clique em "Anterior" e delete a página deste cabeçalho:


Pronto, agora você pode observar que somente os cabeçalhos após o Sumário possuem paginação. Clique em "Fechar Cabeçalho e Rodapé" e edite o quanto quiser seu documento que as páginas estarão devidamente numeradas.




Como pudemos observar através deste pequeno tutorial, não é tão difícil assim iniciar a contagem de paginação a partir de determinada página. Por esse processo demandar alguns itens que não mechemos muito no nosso dia a dia, acaba sendo um pouquinho dificultoso no início, porém, pegando a prática, essa aplicação para demais documentos acaba se tornando fácil.


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