05/05/2013

Dicas Para se Criar Um Bom Website

Ter um site, hoje em dia, é tão obrigatório quanto um cartão de visitas. Nenhuma empresa, produtor, empreendedor, artista ou desenvolvedor de negócios pode estar de fora da rede. Não há como pensar em ganhar dinheiro sem ter um espaço marcado na internet.

A web veio para mudar a lógica do mercado. Se antes era preciso ter um espaço físico para ser visto (uma loja, um outdoor, uma placa ou outro sinal visual), agora basta ter um espaço digital. Seja uma grande empresa com um galpão de mil metros quadrados ou um artesão que trabalha a partir de casa, todos precisam estar inseridos na web para ser encontrados.

Se um dia já foi comum buscar um negócio nas famosas listas telefônicas, hoje essa pratica já está aposentada. Para buscar qualquer informação comercial recorremos aos buscadores. Por isso, o mercado precisou se adaptar aos novos costumes.

Bom, por isso, se você quer manter a sua renda com seu negócio próprio, empresa ou serviço, precisa de um site. Por isso, daremos as dicas para que você não apenas tenha uma página na rede, mas para que esse espaço digital seja um sucesso.

Vale destacar, antes de começar essa lista, que o primeiro passo é sempre o planejamento. Desenvolver o seu projeto e idealizá-lo deve ser sempre a primeira atitude. A partir daí você pode aplicar as dicas a seguir. Confira!

1- Design Visual Agradável

Um site de qualidade deve possuir como critério mais importante seu design visual. Os usuários esperam sempre uma boa experiência. Isso significa que não estamos falando apenas de beleza, mas de um bom funcionamento e um layout amigável.

O design deve ser facilmente “lido”. A ideia é que quem acessa a sua página não se sinta perdido ao abrir a página inicial. O ideal é que ele “se sinta em casa”, como se já tivesse acessado esse endereço antes.

Se o design visual de seu website ou blog possuir uma aparência “complicada”, o público não confiará no conteúdo descrito, e muito provavelmente, logo que abrir a página a fechará. É preciso cativar o seu cliente no exato momento em que o seu site abre. Por isso, um design visualmente agradável é vital.

O layout que sua página terá é o seu cartão de visita, ou seja, quando uma pessoa o vê ela tem determinadas impressões que farão ela permanecer atenta ao seu conteúdo, tendo assim uma maior quantidade de acessos em seu site. Além do mais, se seu site apresentar um visual imperfeito, com falhas e alguns códigos na tela, muito provavelmente os usuários pensarão que é vírus e podem nunca mais voltar a visitar sua página.

Não precisa ser necessariamente um programador ou alguém muito entendido do assunto para deixar o visual de seu site agradável. Existem na web muitos temas, sendo que alguns são gratuitos e outros são pagos, que deixam o design de sua página web muito mais dinâmica, facilitadora e agradável ao seu público. Assim, seu website será muito mais acessado e indicado pelos usuários do mesmo, pois percebe-se apenas pela "cara" do seu site que o mesmo é de confiança.

2- Conteúdo de Qualidade.

Deve-se ter um conteúdo de muita qualidade para agradar quem ler seu artigo.

Ao inserir conteúdo em seu website, lembre-se que o usuário precisa das informações claras e precisas. Se o seu artigo for pequeno, médio ou grande, não importa o tamanho e sim a qualidade que o mesmo está disposto a oferecer. Por exemplo, se você tem que postar uma nova informação, você apenas transmite ao leitor aquilo que lhe é necessário para obter esta informação, não precisando o enrolar o tempo todo para transmitir-lhe a mesma. Isso significa que o que for postado deve acima de tudo ter transparência e qualidade.

Uma boa dica para que você entenda isso é acessar sites de sucesso como a Globo, Terra, UOL, Band, etc., ou seja, sites que tenham muito conteúdo e que possuam um grande número de acesso. Se você observar, o principal ponto que eles oferecem ao público é a linguagem clara e palatável.

É fácil ler as notícias, é simples compreender a opinião do redator e é ainda mais fácil tirar as suas conclusões a partir da informação oferecida. Conteúdo de qualidade tem a ver com o alcance que ele tem. Tenha isso em mente ao postar qualquer texto em seu site.

3- Tráfego

Enfim, uma das mais importantes características que todos, precisamente todos os websites do mundo precisam obter para que seu negócio torne-se um sucesso.

O que é o Tráfego em sua Página?

Tráfego nada mais é do que o acesso que as pessoas de todo o planeta fazem ao seu website para obterem informações a respeito do que você está oferecendo. Tráfego para seu site significa êxito, confiança, retorno e, é claro, mais dinheiro.

Os dois primeiros métodos a serem utilizados acima, fazem com que os leitores passem a frequentar mais seu website.

É preciso mencionar que esse é o resultado de um processo. Mesmo que você tenha um site incrível, ele precisará de tempo para se consolidar e só com o tempo você terá o retorno que espera em termos de acesso.

Para que seu site tenha sempre um constante número de visitantes, é preciso fidelizar seu público, utilizando diversificados tipos de técnicas, que são disponibilizados gratuitamente na web, para que seu público visite seu site e não o esqueça, tendo uma ação que sempre que algo novo ou atualizado acontecer em seu site, este seu seguidor receberá uma notificação e visitará seu website para ver o que foi postado.

Existem meios pagos que tornam o acesso constante. Propagandas, campanhas, troca de links de envio e outros meios equivalentes. A seguir, segue um adendo detalhando mais sobre isso:

    - Campanhas Ads: Google, Facebook, Linkedin e Instagram – esses são alguns dos sites onde as campanhas de propagandas pagas, conhecidas como Ads, são mais requisitadas e possuem um maior retorno. Em geral, você deve fazer um escopo onde você escolhe o público a ser alcançado, o orçamento geral e o orçamento diário (que usualmente é cobrado a partir do clique dos interessados).

   - Postagens e trocas de links: outra forma de tornar o tráfego do seu site mais rápido é garantir que outras pessoas apontem para você. Isso é comum quando vemos uma postagem num blog que tem o link de outro endereço. Você pode garantir parcerias para tornar essa prática constante e aumentar as chances de consolidar a sua página online.

Enfim, se conseguir obter pelo menos estas três características principais em seu website, provavelmente almejará o sucesso, pois uma depende da outra para seu sustento. Por isso, conforme mencionado no início deste artigo, o segredo para começar bem é planejar! Sempre comece o seu site com o pé direito contando com um projeto que abranja essas características.

É realmente difícil manter as três sempre em acordo, geralmente é possível manter uma ou duas destas e uma sempre fica um pouco de fora, mas isso é normal para o início de um website, sendo que seu aperfeiçoamento acontecerá periodicamente, passando-se por meio de diversos testes e muitas vezes falhas que ao serem percebidas são corrigidas e assim ganham cada vez mais a confiança e a satisfação de seu público.


EmoticonEmoticon